Muita gente acha que cúrcuma e açafrão são a mesma coisa, mas não são. A cúrcuma e o açafrão vêm de plantas completamente diferentes.
A cúrcuma é um caule subterrâneo, um rizoma, e é da família do gengibre.
Pode ser usada como digestivo e antisséptico. Ela tem poder anti-inflamatório e pode ser utilizada para tingir comidas e tecidos. A cúrcuma combina com ovos, peixes, frutos do mar, carnes e aves.
Além de ser usada na culinária, também é muito utilizada na desinfecção e cicatrização de queimaduras e cortes. Faz-se uma pasta dela para tratar as feridas. A cúrcuma também é uma beleza no chá de limão com gengibre e mel, para os dias de gripe.
Já o açafrão é o pistilo de uma flor lilás chamada Crocus Sativus. Para se produzir 1 Kg de açafrão são necessárias milhares de flores, daí seu alto preço. Caso você encontre açafrão barato, saiba que é cúrcuma, chamada aqui no Brasil como açafrão da terra.
Na culinária, o melhor é colocar nos alimentos parte do açafrão no começo do cozimento para dar a coloração e o resto no final para dar aquele cheirinho gostoso. Quando se cozinha demais o açafrão ele pode perder o aroma. Ele é usado em carnes, aves, risotos, paellas, sopas, molhos e etc. Combina com batatas, ovos e cogumelos também! É bem interessante usá-lo em carnes brancas, pois a sua cor se sobressai.
Assim como a cúrcuma, o açafrão também possui propriedades medicinais. Como a cúrcuma, ele é anti-inflamatório, estimula o bom funcionamento do fígado e da bile e auxilia a digestão.
Por último, porém não menos importante, o açafrão auxilia na eliminação de toxinas e ajuda a eliminar as células de gordura, dando fim àquela gordurinha localizada e à celulite.
Pessoal, dá para emagrecer incluindo o açafrão no nosso cardápio!
Vamos usar esses condimentos em nosso dia a dia?
Gostei do esclarecimento sobre cúrcuma e açafrão.
ResponderExcluir