Aprecio receitinhas que "driblam" pessoas que não gostam muito desse ou daquele vegetal ou leguminosa. Quando fazemos nossas misturinhas, adicionando a elas algum sabor atraente a esse tipo de paladar seletivo (principalmente crianças e adolescentes) conseguimos conquistar as pessoinhas e induzi-las a adotar alimentos que não tinham o hábito de comer. Isso acontece com esse suflê top.
Vamos à receita!
Ingredientes da base:
* 3 cenouras médias;
* 3 ovos;
* 1/2 copo de leite desnatado;
* sal;
* 1 colher (sopa) de farinha de trigo integral ou goma de tapioca ou farinha de aveia;
* 1 colher (sopa) de azeite extravirgem;
* alho;
* cebola;
* açafrão ou cúrcuma;
* 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Ingredientes do recheio:
* cebolinha verde picadinha;
* salsinha;
* peito de peru defumado light ou peito de frango desfiado;
* queijo minas frescal ou cottage;
Preparo:
1 - Bata as claras em neve e reserve.
2 - Cozinhe as cenouras, processe-as ou passe-as no espremedor que você usa para fazer purê de batatas. Reserve.
3 - Bata as gemas num prato, com a ajuda de um fouet ou garfo, e acrescente a colher de farinha de trigo integral ou goma de tapioca ou farinha de aveia (escolha uma das três).
4 - Refogue o alho e a cebola no azeite e acrescente o leite e as gemas batidas, já com a farinha escolhida adicionada. Deixe dar uma "engrossadinha", como se você estivesse fazendo um molho branco.
5 - Depois de engrossar essa mistura, transfira-a para uma tigela e adicione os ingredientes do recheio, as claras batidas em neve e a colher de fermento em pó. Misture delicadamente, sem bater novamente. Coloque num refratário pequeno e leve ao forno até dourar. Como é suflê, ele cresce no forno e depois murcha de novo. A consistência é exatamente essa. Não pense que deu errado. O sabor é muito bom!
Rendimento: de 8 a 12 pedaços, dependendo do tamanho do corte que você fizer. Pode-se também assar em forminhas de empada ou cupcake. O visual do alimento fala muito alto. Então capriche para conquistar o pessoal.
💖Observação: Você pode variar o recheio como quiser: carne moída, gorgonzola, ricota temperada, bacalhau... No ato de criar e diversificar, reside o segredo para não enjoarmos dos alimentos, durante o processo de reeducação alimentar.
Tudo parece delicioso! Estou salivando so de olhar.
ResponderExcluir